Depois de dois dias nas experiências doces, hoje resolvi testar uma receita salgada: polpetone recheado com macarrão!Almôndegas com macarrão eu já tinha feito, mas carne moída e macarrão assim, tudo num prato só, foi a primeira vez. Vale lembrar que o primeiro não ficou tão bom: deixei a carne muito grossa e acabou ficando um pedação cru. A arte de grelhar o bolo de carne com azeite em uma frigideira tampada também é mais difícil do que parece - principalmente quando não se tem uma frigideira com tampa e é preciso improvisar (o meu verbo preferido...rs)!

Bom, a primeira coisa que providenciei foram os cubos de manteiga temperada... Não sabia se ia dar certo, então fui logo na tentativa e - mais uma vez - improvisação: peguei uma fôrma de gelo e distribuí uma mistura de manteiga (em temperatura ambiente, quase derretendo), azeite, Aji-no-moto e orégano. Quem tiver outros temperos em casa, pode misturar tudo de que gostar. Infelizmente aqui em casa não está com muita variedade de tempero.. .rs

Depois de preencher os cubinhos (usei 200g de manteiga extra com sal), coloquei na geladeira.

Agora, os ingredientes para o polpetone propriamente dito...

  • sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de caldo de carne líquido (se não tiver, 1 cubo de caldo de carne)
  • 4 ninhos de macarrão fino (cabelo de anjo)
  • 600 g de carne moída
  • 1 ovo
  • 1 sachê de caldo de carne
  • 1 pão ralado sem casca (eu coloquei um pouco de farinha de rosca misturada com farinha de trigo porque estava sem pão em casa)
  • 100 g de queijo muçarela cortado em pedacinhos
  • queijo parmesão ralado a gosto
Então vamos para o macarrão... Coloque água suficiente para cobrir os ninhos (mas não encha a panela), o caldo de carne, sal a gosto e acenda o fogo. Assim que a água ferver, coloque os ninhos por 3 minutos. É só pra cozinhar al dente. Não deixe passar esse tempo, ou o macarrão vai perder essa forma.

Coloque em uma tigela a carne moída, o ovo, o sachê de caldo de carne (pode acrescentar ½ cebola picadinha, salsa picadinha, sal e pimenta-do-reino a gosto - eu usei um sachê de tempero com pimenta, alho e cebola) e misture bem. Acrescente a farinha de rosca ou o pão dormido - ou "amanhecido" rs - ralado (sem a casca).


Pegue uma porção da carne moída temperada, coloque em um saco plástico e, com auxílio de um rolo, abra formando um disco. Sobre este disco de carne, coloque 1 ninho de massa cozido, pedacinhos da manteiga temperada, 1 porção de queijo muçarela cortado em pedacinhos e queijo parmesão ralado a gosto. Coloque outro disco de carne moída sobre os queijos e feche as bordas formando um polpetone. Corte o excesso da carne.


Na primeira vez, não tive a idéia, mas depois descobri que fica melhor se você enrolar a carne com a mão, como se fizesse uma bolinha. Fica mais fácil de fritá-la por inteiro.

Agora vem a parte final: se você tiver uma frigideira com tampa, use-a.
Mas se não tiver, não se desespere. Eu também não tenho e consegui dar meu jeito. Não é muito fácil, mas não é impossível. rs (Ruim mesmo é lavar depois... rs rs)

Coloque azeite e grelhe os polpetones dos dois lados com a frigideira tampada por 10 minutos. Cuidado para não deixar tempo de menos. Ou pra não deixar a carne grossa demais. Ou vai acontecer isso:

Carne crua não é tão legal, né?
Fora esse deslize da primeira tentativa, os polpetones seguintes foram se aperfeiçoando e quase chegaram à perfeição! Na próxima vez vou incluir alguns ingredientes para testar novos sabores... : )

Ah, e quase me esqueço de contar: a experiência com a fôrma de gelo deu certo! Olhem só:

Bom apetite!
Testem e voltem para contar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário